DINÂMICA “A BELEZA DA IMPERFEIÇÃO”

Dinâmica realizada no dia 19 de março de 2018 a partir dos conceitos japoneses wabi sabi e kintsugi que estão relacionados com a simplicidade e beleza da imperfeição respectivamente. Os dois conceitos estão interligados pois nos permitem refletir a respeito do reconhecimento e aceitação de nossas imperfeições e falhas num mundo onde a busca da perfeição, juventude e consumismo exaure as nossas forças e desgasta o nosso dia a dia.
Na primeira etapa foi lida uma lenda japonesa datada do Século XV que nos conta sobre a cerimônia do chá preparada por um discípulo a seu mestre.

Ao mesmo tempo foram mostradas imagens de objetos de decoração com pequenos desgastes e simplicidade (wabi sabi) assim como, objetos de cerâmica remendados dentro do conceito kintsugi, onde a restauração está ressaltada com uma mistura de pó de ouro e laca.

Os idosos receberam um vasinho de cerâmica com alguns defeitos e fizeram uma pintura decorativa nos mesmos. Alguns ressaltaram os defeitos com tinta dourada e cola com gliter e outros optaram por camuflá-los.

Foi um encontro de muita reflexão onde cada Idoso pôde colocar sua visão perante a filosofia japonesa fazendo um paralelo com sua vida.

Dinâmica realizada por Cristina e Mara, voluntárias do projeto.

Compartilhe isso: