O PROJETO

COMO TUDO COMEÇOU

A inspiração para o projeto foi na pessoa de Paulo Rodarte de Faria Machado que era portador do Mal de Alzheimer. A idéia foi de minha mãe, Sonia Maria Machado dos Santos, que ao ver tanto seu pai, quanto sua mãe, Nilza da Cunha de Faria Machado, com Alzheimer resolveu criar o projeto com minha parceria.

Ver meu avô, que foi dinâmico e muito culto, sempre escrevendo e ensinando algo, não foi nada fácil. Primeiro ele apresentou os sintomas e anos depois a minha avó, onde a doença atingiu também um alto grau e que deixou toda a família bem mobilizada.

A partir disso é que surgiu a ideia de fazermos um curso de Gerontologia para entendermos melhor a Terceira Idade. Eu e minha mãe fizemos o curso na UFRJ, da Urca, com alunos da Graduação de Psicologia, onde foi muito proveitoso.

Meu avô veio a falecer em maio de 2006 e o projeto nasceu em outubro do mesmo ano.

O PROJETO RODARTE  está sendo realizado com idosos carentes ainda “sadios”. Pois os que têm um grau mais alto de Alzheimer ou outra doença, não conseguem realizar as atividades, mas sabemos que mesmo assim podem receber carinho, ouvir músicas e mais coisas que o coração dos voluntários quiser e puder oferecer.

 JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Optamos por fazer este Projeto relacionado a Arteterapia com idosos por achar que a sociedade, muitas vezes, os exclui, acreditando não terem mais potencial criativo, pelo qual discorda-se.

A Arteterapia com o idoso é muito necessária pois  a velhice é mais uma das etapas de vida do ser humano e  o mesmo deve ser respeitado e aceito pela sociedade, reconhecendo suas experiências e sua sabedoria. O idoso além de perder amigos e parentes passa por uma crise de identidade devido à falta de situar-se em seu papel social e muitas vezes por ter uma diminuição da sua condição econômica.

O idoso deve continuar a sentir-se vivo e a desenvolver seu processo criativo. É importante ajudá-lo nessa fase e nada mais indicado que a arte.

O idoso pode e deve usar a sua criatividade e a arte como forma de expressão.

Com nosso trabalho de Arteterapia percebemos os efeitos positivos que a arte promove na vida dos idosos e os benefícios que ela oferece. Isso pode ser visto com mais detalhes no final do texto, onde consta o Projeto Rodarte, projeto voluntário do qual fazemos parte.

Atualmente realizamos o PROJETO RODARTE em dois locais, mas a idéia é ampliá-lo para muitos outros idosos serem beneficiados.

Segundo Maria de Lourdes Bortolanza, o processo de saber envelhecer é tão importante como o processo de crescimento por isso, a importância da ARTE para ajudar os idosos nesse processo de viver e aprender contínuos.

Os idosos precisam, podem e devem continuar “vivos”, “ativos” e “criativos”.

O desafio é conseguir uma maior expectativa de vida, mas com boa qualidade e para tal é fundamental que sejam adotadas medidas de prevenção.

 

Compartilhe isso:

3 comentários em “O PROJETO

  1. Sonia, Lu,

    Parabéns por mais este passo e pelo lindo trabalho que realizam com a terceira idade!!
    Lidar com os dramas da exclusão social e manter esforço para minimizar os efeitos desta exclusão é uma ação ímpar, que fala de dignidade, de afeto, de dedicação ao próximo…Tudo isto faz parte do caráter de vocês!! E certamente vem espelhado no Rodarte.
    Amo e admiro muito vocês!!
    Bjs
    Sucesso,
    Nina

  2. Muito feliz em ler essas paginas do projeto Rodarte. Sou Arte Educadora e estou montando um projeto aqui em Manaus para o público alvo do PARQUE DO IDOSO. Andei pesquisando sobre a importância da Arte na terceira idade e me deparei com esse projeto de Vocês. Parabéns.

    1. Olá Joana,
      Que bom que gostou do projeto.
      Desejando pode entrar em contato com meu whatsApp 21 98893 8335
      Nós vendemos apostilas(e books) com várias dinâmicas com o passo a passo.
      Abraços,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *