Aplicando a técnica: frottage

No dia 20/08/2018, no Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Jr, as Arteterapeutas do Projeto Rodarte Audrei T. Souza e Fernanda Souza Pereira aplicaram a técnica do Frottage.

Max Ernst
Max Ernst

 

Criado em 1925 por Max Ernst, o Frottage nada mais é que a fricção de um lápis ou outra ferramenta de desenho sobre uma superfície texturizada, transformando-a em novas imagens.

Depois de um suave relaxamento, os idosos foram convidados a entrarem em contato com seu imaginário, suas memórias e sensações através da escolha de vários tipos de objetos, dispostos aleatoriamente sobre uma mesa.

 

Fizeram a Frottage com giz de cera em cada objeto, para logo a seguir integrá-los em uma única composição, num papel A3, dando-lhes significado. Com o objetivo de ampliar um pouco mais a consciência trazida por essa experiência, cada um ainda fez uma escrita criativa sobre seu trabalho.

Foi uma tarde com ótimos resgates e lindas histórias. Além de uma ótima oportunidade para trabalhar a habilidade de seleção, organização e estruturação; a capacidade investigativa, a curiosidade e a criatividade.

Obs: Inspirada na Oficina Arteterapêutica de Frottage criada pela Arteterapeuta Liane Esteves.

 

 

Compartilhe isso: